Quantidade de Páginas visitadas

Nossa História  

Em 1949 o secretário de Negócios de Educação e Cultura Nilson Taroba Ribas, representando, na ocasião, o governador do Estado Dr. Bento Munhoz da Rocha Neto inaugurou o Grupo Escolar Municipal de Apucarana, tendo como diretora a professora Ailena Luvison Franck. O grupo escolar englobava a Escola Normal Regional e a Escola Normal Secundária, sendo desmembrado em 1956 e permanecendo apenas a Escola Normal Secundária que se juntou à Escola de Aplicação, surgida no mesmo ano. Ambas funcionaram no prédio que viria a se tornar sede do atual Colégio Estadual Nilo Cairo. 

Em 26 de novembro de 1956 criou-se o 2º Grupo Escolar de Apucarana e em 14 de fevereiro de 1957, pela Portaria nº 354, foi designada a professora Ana Maria Vidal de Toledo Barros como diretora, sendo empossada no cargo pelo professor Carlos de Oliveira Franco, titular da 9ª Delegacia de Ensino. As aulas se iniciaram em 25 de fevereiro de 1957 com 477 alunos nos turnos matutino e vespertino. Havia na época 17 professores.

A denominação atual Colégio Estadual Nilo Cairo foi oficializada em 1977, em homenagem ao Dr. Nilo Cairo da Silva, natural da cidade de Paranaguá. Foi oficial militar, médico, professor e Reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cuja fundação defendeu exaustivamente. O Dr. Nilo Cairo atuou como mestre em várias áreas do conhecimento, tais como Anatomia Microscópica, Anatomia Patológica, Fisiologia e Homeopatia. Lecionou nos cursos de Medicina, Odontologia e Farmácia e passou boa parte de sua vida profissional entre as cidades de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Além de emprestar seu nome ao colégio de maior porte do Núcleo Regional da Educação (NRE) de Apucarana, Dr. Nilo Cairo recebeu também como homenagem póstuma um busto na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, em frente ao prédio histórico da UFPR.








Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito